O rating é tirano? Pode ser.Mas também há outras formas de medir a audiência dos
programas de televisão. Nada mais como observar o que falam em uma rede social,
qualquer um pode ter ideia do que o outro (com acesso a Facebook e Twitter) está vendo.
O "minuto a minuto", essa temporalidade que mede o sucesso e o fracasso de um programa
segundo o que emite a cada instante, e que pode determinar uma enorme caída de audiência
por um erro, também se reflete nas redes sociais e fica evidente que há uma necessidade
de comentar.
Como se estivessem relatando um jogo de futebol, alguns programas
conseguiram isso: que o povo precise de comentar com sua cyberaudiência enquanto assiste.
E então, surge um novo ranking: o de popularidade no Twitter.
Segundo uma medição realizada pela Tribatics.TV, ferramenta que monitora e analisa
conversas no Twitter sobre os programas da televisão argentina, Aliados, a ficção que
marcou a volta de Cris Morena a TV depois de um enorme tempo, arrasa com os
comentários na rede social.
A ficção traz a voz cantora. Conta com o maior volume de tweets e de autores que
além do mais se comprometem como audiência, é dizer, não tweetem eventualmente mas
dedicam seus usuários da rede social para falar de Aliados varias vezes por semana.
Em números, isto é assim: no mês de julho, a série foi mencionada 846.634 vezes
(incluindo retweets), por 232.201 autores (usuários). Isto dá a Telefe a liderança de
popularidade no Twitter, já que somado com outros programas com repercussão na rede
social da mesma emissora tem 62,73% dos tweets.
Além disso, três das hashtags mais poderosos da "twittosfera" durante o mês de julho
foram destinadas a falar do programa: #Aliados , #frasesALIADOS e #TwitcamDeAliados
Os canais mais comentados no Twitter: Telefe: 62,73% de menções El Trece: 25,92%
América: 7,69%
0 comentários:
Postar um comentário